Bebê se engasgou com uma proteção que se coloca no bico da seringa para dar remédio à criança. Aprenda a fazer a "manobra de Heimlich" que salvou a vida da vítima
Um bebê de cinco meses que estava engasgado foi salvo após a família receber orientações por telefone de uma policial militar em Ariquemes (RO). O caso aconteceu na tarde do último domingo (13), no Setor 6.
Segundo a corporação, a família ligou para o telefone 190 da Polícia Militar dizendo que o bebê estava engasgado com uma proteção que se coloca no bico da seringa para dar remédio à criança.
Por telefone a policial passou orientações para que os pais fizessem a "manobra de Heimlich", um método pré-hospitalar de desobstrução das vias aéreas muito comum durante ocorrência de engasgo. Em seguida, uma radiopatrulha foi até o local para atendimento presencial.
Ao chegarem na residência, os agentes dizem que encontraram os familiares da criança desesperados e o bebê estava babando, com sangramento na boca e respirando com dificuldade.
A criança foi levada até o hospital municipal para atendimento médico. Segundo a PM, o bebê passa bem e ficou em observação.
A manobra de Heimlich
Para adultos, idosos e crianças acima de 1 ano essa manobra pede que o indivíduo dê uma espécie de abraço por trás da vítima, com os punhos cerrados pouco acima da barriga, para tentar expulsar o alimento ou corpo estranho.Já o procedimento padrão para socorrer bebês engasgados é dar cinco tapinhas nas costas, com a criança de bruços e um pouco inclinada para o chão, segundo a médica Ana Escobar, comentarista do Bem Estar.
A "manobra de Heimlich" foi descrita, pela primeira vez, em 1974 pelo médico estadunidense Henry Heimlich. O pesquisador morreu em dezembro de 2016, aos 96 anos, com um ataque cardíaco.