O setor que mais investiu nos Jogos Olímpicos foi o de tecnologia: são 11 empresas, incluindo japonesas como a Panasonic e a Fujitsu. Empresas de transporte, turismo, mídia e indústrias também estão no ranking de maiores patrocinadores.EFEITO PANDEMIA
Além do valor previamente investido em cotas de patrocínio, a Reuters informou que os mais de 60 patrocinadores domésticos tiveram que pagar cerca de US$ 200 milhões a mais para estender os contratos por causa do adiamento dos Jogos.
A medida não abrange os 14 parceiros globais, em que os contratos não se resumem a anúncios apenas nos Jogos de Tóquio.
Ainda segundo a Reuters, empresas como Canon, Tokio Marine & Nichido e Ajinomoto tiveram que cancelar ou reduzir estandes e eventos promocionais que estavam previstos.
O motivo é a redução de público com o crescimento de casos de covid e o avanço da variante delta no Japão. Conforme a agência de notícias, parte dessas companhias ficaram frustradas com decisões do COI, em particular a demora na decisão se espectadores seriam permitidos nos estádios e locais de competição.



