Levantamento realizado pelo
Poder360 mostra que 14 Estados brasileiros pretendem aplicar a 1ª dose da vacina contra a covid-19 em toda sua população adulta até o fim de outubro. O mais otimista deles é o Ceará, que prevê a imunização de 100% dos elegíveis até 25 de agosto. São Paulo e outros 5 Estados projetam o fim da 1ª fase da vacinação em adultos até setembro. Já Minas Gerais tem prazo mais longínquo: até dezembro. Acre, Amazonas, Bahia, Mato Grosso, Roraima, Tocantins, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal não divulgaram estimativas. Afirmam que o calendário é de responsabilidade dos municípios e que dependem do envio de vacinas pelo Ministério da Saúde.

Os novos calendários de imunização dependem do aumento da oferta de vacinas. O Ceará, por exemplo, só aplicou a 1ª dose em 30% dos adultos até agora. No ritmo atual, a campanha se estenderia até maio do ano que vem. Os prazos estabelecidos levam em conta as previsões de doses a serem entregues pelo Ministério da Saúde às unidades da Federação. Em meses anteriores, a pasta
revisou essas previsões para baixo mais de uma vez.
“RINHA DE VACINA”
Governadores e prefeitos protagonizaram nos últimos dias uma “
competição” em torno do ritmo de vacinação. Internautas apelidaram as interações de
“rinha de vacina”. Em
troca de mensagens bem-humoradas no Twitter, o prefeito do Rio de Janeiro,
Eduardo Paes (PSD), disse ao governador de São Paulo,
João Doria (PSDB), estar “
preparando” uma resposta ao plano otimista do governo paulista, que pretende imunizar todos os adultos com a 1ª dose até 15 de setembro.
