Empresas oferecem atendimentos de urgência e emergência com mensalidades a partir de R$ 65,99 para clientes na faixa etária entre 0 e 18 anos
Não é novidade que a pandemia do novo coronavírus causou mudanças significativas em diversos setores, principalmente na economia e na saúde. Prova disso é a redução de 254,545 mil beneficiários em planos de saúde médico-hospitalares entre abril e julho deste ano, o que representa uma queda de 0,5% do setor.
De acordo com o Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS), essa redução é explicada devido ao desemprego e a redução da renda das famílias durante a pandemia. O superintendente executivo do IESS, José Cechin, destaca que grande parte dos beneficiários eram oriundos de empresas, que precisaram demitir os colaboradores e cancelar o serviço. Custear um plano de saúde em um momento de incerteza e insegurança financeira é um dos desafios atuais para os brasileiros, que optam por "cortar gastos" e cancelar os convênios.
Adotar estratégias de redução de valores dos planos é uma forma de aumentar a adesão, "já que o desemprego e a redução da renda das famílias leva os beneficiários a não poder manter planos individuais e familiares ou mesmo coletivos", disse Cechin.
De olho nesse público, algumas operadoras levaram ao mercado opções mais acessíveis para a população. No Espírito Santo, o CEO da Samp, André Madureira, destaca que foi percebida uma demanda da pessoa física em busca de um plano sem necessidade de vínculo a um CNPJ, já que as relações de trabalho também tiveram que passar por alterações. Por isso, a empresa desenvolveu um novo produto chamado de “Meu Samp”, que oferece duas modalidades de plano.
Uma delas é o "Meu Samp ambulatorial", que oferece atendimento ambulatorial, com abrangência na Grande Vitória, permitindo acesso a consultas eletivas nas clínicas Samp e ao pronto atendimento Vitória Apart Hospital, além de exames em laboratórios da rede MultiScan. Neste caso, as mensalidades têm valores a partir de R$ 65,99 para clientes na faixa etária entre 0 e 18 anos. Outra possibilidade inclui mais benefícios. A versão completa do plano oferece também serviços como internação hospitalar em enfermaria, cirurgia e parto.
“Decidimos manter os investimentos e fortalecer nossa atuação, levando em conta que, num momento como esse, é importante ampliar e facilitar o acesso do capixaba aos serviços médicos”, afirma André Madureira, explicando que Vitória ganhou no mês de abril a primeira unidade do Vitória Apart Hospital fora do complexo hospitalar na Serra, um pronto atendimento localizado na Avenida Leitão da Silva.
O gerente comercial da MedSênior, Sergio Uliana, diz que apesar dos transtornos causados pela pandemia, enxergou o momento como um reforço na importância de se atuar com a medicina preventiva, de melhorar o atendimento e a satisfação do usuário do plano. "As pessoas ficaram mais preocupadas com a saúde, em poder ter acesso aos exames e testes contra a covid-19, por exemplo. Apesar de ocorrer alguns cancelamentos, a adesão foi maior que a queda, e nosso índice de satisfação com o cliente é de 99%", destacou.