Pandemia faz n° de doadores de sangue cair 30% no mês de julho em Rondônia

20/07/2020 20/07/2020 08:02 98 visualizações
Estoque da Fhemeron baixou e já acendeu um alerta, pois pode faltar sangue em hospitais públicos e privados

O número de doadores de sangue caiu 30% em Rondônia nas duas primeiras semanas de julho, de acordo com levantamento da Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Rondônia (Fhemeron). A queda, já preocupante para a rede de hemocentro, é decorrente dos reflexos provocados pela pandemia da Covid-19.

À Rede Amazônica, a Fhemeron afirmou que julho sempre foi um mês com índice menor de doação de sangue, mas isso era provocado pelas férias escolares e viagens. Porém, em 2020, dezenas de doadores pararam de ir às unidades com receio de contaminação pelo novo coronavírus.

Com a queda de 30% no número de doadores em julho, o estoque da Fhemeron baixou e já acendeu um alerta, pois pode faltar sangue em hospitais públicos e privados de Rondônia.

"Essa questão da falta de sangue não é uma particularidade do estado, mas do Brasil inteiro. Isso tem refletido de forma preocupante em nosso estoque", afirma Dimarães da Silva, assistente social da Fhemeron.

Todos os tipos de sangue estão com estoque baixo, principalmente A e O+, que corresponde a 70% da população.

Em entrevista, Dimarães pediu para que os doadores não deixem de ir à Fhemeron, pois todas medidas de segurança estão sendo adotadas no atendimento e coleta de sangue.